sábado, 15 de setembro de 2007

Museu Nacional Arqueológico de Atenas

No dia 9 de setembro fiz uma visita ao museu nacional arqueológico de Atenas.
Apesar de se situar perto da area onde moro, o museu nacional arqueológico, nao foi dos primeiros sítios que visitei. Mas digo-vos que vale muito a pena, se gostarem deste tipo de coisas. Perdi horas no museu...fui para lá de manha e só almocei já perto das 16h.
E se algum dia visitarem este museu, levem a vossa paciencia convosco...tirar fotos sem que alguém se ponha à frente é complicado...aconselho-vos a trazerem um urso de peluche, de quando eram crianças, para estrangular de tempos a tempos.
Agora as fotos...e para quem tinha pedido algumas fotos sao de gregas...

Estátua de um kouros. O kouros era uma estatua de um jovem. Este tipo de estátua foi criado no período arcaico grego (entre 600-480 AC).










Estátua de uma korai. Era o equivalente feminino do kouros. Estas ao contrário das estátuas dos kouros eram representadas com roupas.











Vaso do período arcaico grego (se nao estou enganado)...











Estátua de Zeus ou Poseidon do período clássico grego (490-323 AC).











Estátua de Atenas do período clássico grego (490-323 AC).











Atenas Varvakeion do século II AC. É uma cópia da famosa estátua de ouro e marfim, construída por Pheidias, que se encontrava no Parthenon.











Jóquei de Artemision. Estátua de bronze datada do século II AC.
Infelizmente apesar de várias tentativas nao consegui tirar uma foto boa desta estátua...no entanto nesta tentativa o movimento do turista dá a sensaçao que é a estátua que se está a movimentar.





As tres fotos seguintes sao de estátuas romanas, cópias de estátuas da autoria do escultor grego Praxiteles.
Esta é uma estátua de Afrodite e Eros. Com Eros em cima de um golfinho.









Praxiteles foi um dos maiores escultores de Attica do século IV AC. Esculpia principalmente estátuas de pessoas ou de deuses como Apolo, Hermes e Afrodite. O seu trabalho é conhecido principalmente através de cópias romanas.
Nao me lembro de quem é esta estátua...







Estátua de um jovem que deita água sobre si.











Um vaso que se nao foi feito em Barcelos pelo menos parece...











Iris era a deusa do arco-iris e uma mensageira dos deuses.











Escultura de um túmulo grego.











Estátua de Pan, Afrodite e Eros. Pan assedia Afrodite e esta é defendida por Eros.










Pan e Dionísio (ou um adorador de Dionísio).

Liçao I...frases de engate para gregas (parte I)

Decidi criar uma nova secçao de posts para futuros visitantes à Grécia...
Assim para que consigam quebrar a barreira da linguagem sugiro algumas frases:

1 - Εισαι τόσο καλός σαν καλαμπόκι - Ise tóso kalós san kalampóki
Pedi que me traduzissem esta frase especifica...a traduçao para portugues é: "És boa como o milho!". É o lançamento internacional desta frase e garanto que vai fazer o sucesso entre gregas...

2 - Εισαι κοτα - Ise kota
Aparentemente esta frase é verídica...e ainda estou para descobrir quem será o génio por detrás desta frase e em que condiçoes foi dita...é simplesmente formidável...a traduçao: "És uma galinha."

3 - Ζαχαροπλάστης ήταν ο πατέρας σου; - Zagaroplástis ítan o patéras sou;
Parece-me que é a versao grega para és boa como o milho...a traduçao: "O teu pai era um padeiro?"

4 - Μορο μου τα υγρα σου - Moro mou ta igra sou
Mais uma verídica...exportada do Chipre...a traduçao em ingles para nao se perder nada: "Baby, your juices."

Se quiserem mesmo insultar alguma grega sugiro:
Εσαι μεγάλη καργιόλα / πουτάνα / καύλα / ξεκολιάρα - És uma grande... kargiola / poutana / kavla / xekoliara...experimentem e perguntem-me depois pelas traduçoes...

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

A prisao, o turista a monte e a salada grega

Hoje ponho as últimas fotografias de dia 8 (depois dos 2 posts anteriores)...
Depois de ter terminado a minha visita à Acrópole decidi que queria visitar os montes mesmo em frente. Nao interessava se eram 2h da tarde e tivesse um calor dos diabos eu tinha de os ver....apesar de seguir em sentido contrário à corrente turista, e sem água, resisti "corajosamente" e fui recompensado com uma vista maravilhosa e claro...um bronzeado novo...

Quando comecei a subir o monte Filopapou uma das primeiras coisas que encontrei foi a suposta prisao do Socrátes...nao a do nosso Socrátes, apesar do provável desejo de muitos portugueses o verem lá...mas sim a do tal filosofo que deu o nome ao nosso...






No cimo do monte encontrei o monumento Filopapou...











Como nao tenho cabeça para decorar tudo o que vi e o google e o wikipédia apesarem de ser úteis obrigam alguma perca de tempo, decidi tirar uma foto da placa do monumento...e é tao boa a preguiça...





Uma foto da zona do Pireaus (desta vez sem montes à frente)...








Reparam nalguma coisa estranha? Sim, nao há turistas...Quem é que é suficientemente parvo para estar na hora de maior calor em cima do monte?...E digo-vos que pelo silencio e pela vista valeu bem a pena...





Um mini teatro...








Mais uma foto da zona do Piraeus...eu bem gostava de dizer que pequeno monte é aquele em frente, mas nao tenho mapas daquela zona...






Uma vista do monte Nimfom...








Mais uma foto da Acrópole..."The circle is now complete."








No monte Nimfom...
Pnika...foi aqui que surgiu a democracia grega. Era aqui que os principais lideres atenienses, como Pericles, discursavam.
O camiao...? Quando fui lá havia um palco...um concerto ou algum lider de algum partido que aproveitou as eleiçoes para ir lá discursar...







Depois de me ter fartado dos montes passei pela zona da Plaka. Aqui encontrei o monumento Lyssikrates. Este foi mandado construir por Lyssikrates em 335 AC para comemorar a vitória de uma peça teatral patrocinada por ele.








O que tenho a dizer sobre isto? É um gato...preto aparentemente...nao resisti tirar uma foto...encontrei dois gatos a brincarem um com o outro...infelizmente só apanhei um...
E aparentemente miam em grego...





O Templo de Zeus Olímpio. Desta vez bem pertinho.
A construçao do templo iniciou-se no século VI AC e foi terminado apenas no século II DC. Por razoes políticas e economicas a finalizaçao do templo foi várias vezes adiada...





Foi o Imperador Adriano, que era um grande admirador da cultura grega, que mandou que o templo fosse terminado.







O meu dia acabou com uma visita aos meus colegas de estágio...e com a preparaçao de uma salada grega (versao naçoes unidas).
Lavagem iraniana, corte e preparacao da aliança germano-austríaca e tempero portugues...

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

A Acrópole

Sábado 8 de setembro foi um dia cheio de visitas. Nesse dia visitei a Ágora (post anterior), a Acrópole, dei um saltinho aos montes Filapapou e Nimfol, revisitei o Templo de Zeus Olímpio (desta vez bem pertinho) e terminei com uma visita aos meus colegas de estágio em Atenas, na zona de Monastiraki. O dia acabou com um momento especial entre mim e um óleo de coco, para acalmar o meu bronzeado que adquiriu a forma da t-shirt.

O Teatro de Herod Atticus foi construído no ano de 161 DC por Herod Atticus em memória da sua mulher falecida, Aspasia Annia Regilla. Tinha capacidade para 5000 pessoas. Este foi o último grande edíficio a ser construído na Acrópole.





O Parthenon foi construído para substituir o antigo Templo de Atena, destruído pela invasao Persa em 480 AC. Ao longo de mais de 2000 anos o Parthenon nao teve uma existencia fácil e depois de ter sido saqueado, convertido numa igreja e mais tarde numa mesquita e bombardeado, em 1975 finalmente começou a sua reconstruçao.



Construído entre 421 e 407 AC, o Templo de Erechtheion foi dedicado a Atena e Poseidon Erechtheus.







As cariátides. A cariátide era uma figura feminina que servia como coluna ou pilar em edíficios. A origem deste termo é incerta. Segundo o arquitecto romano Vitruvius estas figuras representavam o castigo das mulheres da regiao da Cária, na Anatolia, por terem apoiado os Persas durante as guerras com a Grécia.
Estas colunas sao cópias. As originais encontram-se no museu da Acrópole que neste momento encontra-se fechado.

Vista do Templo de Zeus Olímpio e Porta de Adriano.











Vista do estádio Panathinaiko.








O Teatro de Dionísio, deus do vinho, foi o primeiro teatro de pedra a ser construído e é o berço da tragédia grega. O teatro tinha capacidade para cerca de 17000 pessoas.






Vista do monte Filopapou e no cimo do monte o monumento Filopapou. Atrás do monte pode-se ver a zona do Piraeus e um dos seus portos.






O outro lado do Parthenon. E turistas...muitos turistas...tirar fotos na area da Acrópole, durante o verao, sem apanhar um turista é tao complicado como construir o Parthenon apenas com mao de obra infantil e sem qualquer recurso a chupa chups e a chocolates.





Bunker da segunda guerra. Felizmente a Acrópole nao sentiu os efeitos da segunda guerra...







O outro lado do Templo de Erechtheion.








Uma das portas do templo...











A Acrópole vista do monte Nimfon.








A Acrópole vista a partir do Templo de Zeus Olímpio. E a Porta de Adriano a meio do caminho...

domingo, 9 de setembro de 2007

A Ágora de Atenas

Eu sendo um happy trigger da máquina fotográfica quando apanhei o fim-de-semana foi como terem posto um agarrado numa fábrica colombiana de pózinhos mágicos. Assim o sindroma turista entrou em acçao e quando dei por mim já tinha fotografias suficientes para posts para várias semanas...
O post de hoje é sobre a Ágora de Atenas.









Templo de Hefesto, deus grego do fogo, metais e metalurgia.








O Metroon era um santuário da Mae dos deuses (Meter Theon). Servia como local de reunioes e de arquivo de documentos.







Estátua do Imperador romano Adriano, que governou de 117 a 138 DC.











Estas tres estátuas faziam parte do Odeion de Agrippa. O Odeion de Agrippa era um auditório com capacidade para cerca de 1000 pessoas. Foi construído por Agrippa no 15 AC.






As estátuas foram acrescentadas no ano 150 DC.










Inicialmente eram 4 estátuas de gigantes e tritoes (meio homem meio peixe).










A Stoa de Attalos foi mandada construir pelo rei Attalos II de Pergamon. O aspecto actual da Stoa de Attalos é resultado da reconstruçao feita nos anos 40. Desde entao tem servido como museu.






Estátua que se presume ser da deusa Afrodite.











Busto de Antoninus Pius, Imperador romano de 138 a 161 DC.










Estatueta de Hércules.











Mascara de teatro.
Infelizmente nas fotos do museu tive algumas dificuldades em evitar os reflexos nas fotografias.









A igreja Agii Apostoli é a igreja bizantina mais antiga em Atenas. Foi construída no século XI DC.











Os frescos dentro da igreja sao do século XVII.









Vista de parte do complexo da Ágora. Infelizmente nao se ve o Templo de Hefesto.

Não estou interessada em personificar Elizabeth McGraw, porque