sábado, 27 de março de 2010

Larisa - 3ª parte

Como não estou com muita paciência para escrever, e para adiantar os posts em atraso, deixo as fotos do: parque Alkazar, estádio do PAE Athlitiki Enosi Larissas 1964 (Larisa F.C.), praça Laou (uma das outras praças centrais), o museu arqueológico de Larisa (que é constituído por uma sala do tamanho da casa onde vivo...) e...









































































































































Larisa - 2ª parte

Larisa...a minha opinião neste momento sobre Larisa é indefinida. Pelo menos é isso que me tento convencer... Se por um lado gosto de dizer que o meu sítio preferido de Larisa é a estação de comboio, por outro sei que não dei e ainda não tive muitas oportunidades de conhecer as pessoas desta cidade.
As pessoas de Larisa são criaturas estranhas que saem do trabalho, vão para o café e desaparecem das ruas a partir das 22h. Nada de anormal se pensarmos que as pessoas trabalham, estudam, etc. Porém quando esta situação acontece durante o fim-de-semana questiono-me o que Larisa tem para oferecer. Aparentemente existe uma fuga em massa para os bares e discotecas. Às vezes pergunto-me se não estou numa versão real do filme Invasion of the Body Snatchers. As pessoas são muito homogéneas em aspecto, gosto e na escolha de locais para sair. As mulheres exageram na maquilhagem e a cor de cabelo mais comum é o loiro falso. E estas tem um corpo definitivamente mais curvilíneo que as Portugueses. Duvido honestamente que se vendam muitos sutiãs de tamanho pequeno...deve existir algo na água...
Os homens mais jovens revelam uma tendência pop na forma de vestir. Mas o penteado à Cristiano Ronaldo parece ainda não ter chegado cá. O único factor diferenciador parece ser mesmo a idade.

No dia 25 de Março comemorou-se o dia da Independência da Grécia relativamente ao Império Otomano. A Grécia foi reconhecida como estado independente em 1832. Depois de 9 anos de guerra (1821-1830). É por essa razão que existiam tantas bandeiras na rua na altura que tirei a foto.








A religião está bastante vincada nas pessoas da Grécia. Imaginem como seria Portugal se a Igreja não tivesse perdido muitas das suas posses e influência durante o 25 de Abril e ficam com uma ideia.





Cabine telefónica com ligação directa ao céu...
Não sei porque estou sempre à espera de ver o Super-Homem ortodoxo a sair de uma cabine destas...









Voltando ao assunto da Independência Grega...
Este dia foi celebrado em Larisa com marchas e teenagers vestidos de branco e azuil.






O hobby preferido dos larisenses...








A grande praça central de Larisa, a praça Sapka. É uma das 3 praças no centro de Larisa.







Tirando a zona perto do coliseu e do forte as ruas a nível geral são bastante parecidas o que dificulta a orientação quando se caminha pela cidade ao início. Um dia não era o mesmo sem me perder durante as primeiras semanas...Na foto uma das ruas nesta zona.








Uma das poucas atracções em Larisa...o coliseu Nº1 de Larisa.








Mais uma rua...








O monte Fruerio (a única parte não plana de Larisa) é uma zona de restaurantes e bares...










Uma outra atracção...o forte no monte Fruerio.








Uma estátua de Nike a Deusa da vitória.











O início do parque Alkazar.







Larisa desde a antiguidade que é uma cidade importante ao nível da agricultura e criação de cavalos.

Não estou interessada em personificar Elizabeth McGraw, porque