domingo, 30 de dezembro de 2007

Olímpia

Fim-de-semana de 27 e 28 de Outubro...

A última viagem pela Grécia...pois é...este blog está perto de terminar a sua "estadia" na Grécia...só mais dois posts depois deste e terminou. No futuro (se houver razões para continuar) o formato do blog muito provavelmente vai ser diferente...porém só depois de Istanbul...

Dia 27 - Olímpia, com passagem por Myceane (de novo)...

Não me perguntem que cidade é esta...não faço a miníma ideia...vinha meio a dormir quando me acordaram...só sei que passámos por ela quando iamos na direcção de Olímpia, depois de termos passado por Myceane...
Quanto a Myceane não vou comentar de novo, nem vou pôr mais fotos...



Um "pequena" recordação dos fogos mais recentes na Grécia...









Aqui está Olímpia...
Local dos primeiros Jogos Olímpicos (J.O.)...a data mais antiga conhecida dos jogos é 776 AC. Estes tinham lugar de 4 em 4 anos.
Um dos mitos diz que os J.O. tiveram origem em Heracles (Hercúles).








O Prytaneion era o local onde os membros do governo se encontravam...em Olímpia era o local onde os organizadores dos J.O. e os vencedores se encontravam...






O Philippeion foi mandado construído por Filipe II da Macedónia, como oferenda aos deuses Gregos, pela vitória contra os Gregos em 338 AC...Este continha estátuas da família de Filipe II da Macedónia...Sem ponta de egocentrismo...





O altar de Hera...é aqui que é acesa a chama olímpica, desde 1936.
Atrás podem ver o Templo de Hera. Este foi construído por volta de 600 AC. Foi destruído no início do século IV DC e nunca mais foi reconstruído.





O estádio. Este é o estádio mais antigo que é conhecido. Inicialmente o único evento que tinha aqui lugar era uma corrida de cerca de 190m. Posteriormente foi acrescentado outros eventos como boxe, luta livre, corridas de quadrigas, salto em comprimento, etc...
Apenas os homens livres que falassem grego podiam participar nos jogos.


Não eram apenas os vencedores que eram recordados nestes jogos. Aqueles que fizessem batota ficavam "marcados" nas Zanes. As Zanes eram esculturas em que os batoteiros eram recordados pelos seus "feitos". Estas eram pagas pelas multas aplicadas aos mesmos.
Uma foto da entrada do estádio...por onde vencedores, derrotados e batoteiros entravam e saiam...As Zanes ficam mesmo ao pé da entrada do estádio...





A vila de Nero. Recordado como tirano, homicida e extravagante ele era um apaixonado pela música. Nero participou nos J.O. de 66 DC onde ganhou ao tocar uma lira. Segundo rumores graças a um magnífico e talentoso suborno...
No entanto nunca se saberá a verdade, já que segundo os historiadores é impossível saber o que é verdade ou ficção nos documentos sobre a vida deste imperador.


O templo de Zeus foi construído entre 470 e 456 AC. Este foi desenhado Libon de Elis. Era aqui que se encontrava uma das 7 maravilhas do mundo antigo: a estátua de Zeus de Phidias.






A base da estátua de Nike de Paeonios. Nike, antes de ser "plagiada" por uma tal marca de ténis, era a deusa da vitória.
A base tem cerca de 9m de altura e em cima estava a estátua da deusa. Esta estátua foi oferecida como oferenda pela victória do Messénios e dos Naupactianos sobre os Espartanos, em 421 AD.
Não sei porquê quando me aproximei da base comecei a imaginar dezenas de macacos, à volta dela, a gritarem e a saltarem...





O templo de Zeus à direita da estrada e o Leonidaion à esquerda. O Leonidaion era o sítio onde os atletas dormiam. Foi construído por volta de 330 AC e foi fundado e desenhado por Leonidas de Naxos.






As estátuas que decoravam a parte superior este do templo de Zeus. Estas representam a corrida mítica de quadrigas entre Pelops e Oenomaus. Oenomaus, devido a uma profecia que dizia que o filho da sua filha o mataria, matou 13 pertendentes à mão de Hippodamia depois de uma corrida de quadrigas. Pelops que estava apaixonado por ela (ou mesmo Hippodima) convenceu Myrtilus a ajuda-los, prometendo metade do reino e a primeira noite com Hippodima. Oenomaus morreu quando a quadriga se partiu devido à sabotagem de Myrtilus e este último foi morto por tentativa de violação de Hippodima.
Esta é outra possível origem dos J.O.



A estátua de Hermes de Praxiteles. A estátua é de 343 AC e é a única estátua original sobrevivente feita por Praxiteles, escultor grego que já referi na visita ao Museu Nacional Arqueológico de Atenas. A escultura representa Hermes que segura Dionísio.
Zeus matou a mãe de Dionísio de terror quando apareceu à frente dela...(não há dúvidas que Zeus sabia impressionar as gajas...)
Ela estava grávida na altura e então Zeus levou a criança e entregou-a a Hermes. Quando a criança começou a chorar Hermes mostrou-lhe um objecto brilhante para a acalmar..."Não te preocupes com a tua mãe...tenho aqui um objecto brilhante para compensar...e não não podes ficar com ele!!"

Não estou interessada em personificar Elizabeth McGraw, porque