sexta-feira, 18 de abril de 2008

Istambul - Dia 2

Quantas vezes não desejamos que tivéssemos tido mais tempo...Custa-me continuar a escrever sobre Istambul, porque sinto que foi um momento incompleto. Três dias não é tempo suficiente para conhecer tão bela cidade. E neste momento a Turquia está longe...tal como a Grécia...as memórias ganham teias e o saudosismo vem à superfície. Por vezes apanho-me a tentar dizer algo sobre as minhas 9 semanas e meia nas mais diversas conversas. Algo do género: "Então viste o último jogo da selecção?". Com uma resposta: "Sabias que a palavra estádio é originária da palavra grega stadion?". Com tanto saudosismo ainda acabo como militante do CDS. Deixem-me só bater na madeira da minha secretária antes de continuar o post...Esperemos que a madeira contraplacada seja tão eficaz como a maciça...
Continuando...vamos então ao segundo dia em Istambul...

O segundo dia foi marcado por chuva e frio. Felizmente para nós a manhã foi passada a visitar o Museu Arqueológico de Istambul. Este museu é dos melhores que já vi até agora.
Neste dia aprendi uma coisa muito importante. Se abrirem o vosso mapa nas ruas de Istambul, façam-no tendo conhecimento do risco...é bastante provável que apareça um Turco para vos ajudar...em metade dos casos ele terá um negócio "fabuloso" para vocês...e eu continuo impressionado como numa cidade de cerca de 11 milhões de habitantes (a quarta maior do mundo) eles têm familiares em todos os hotéis e restaurantes...
Por falar em negócios "fabulosos"...visitámos também o Bazar...não vou dizer nada em relação a este...vejam a fotografia e decidam por vocês mesmos...
Sem muito mais para dizer...vejam as fotografias por onde andámos, e se forem à Turquia tem a possibilidade de trocarem o vosso cônjuge ou namorada por camelos! Ok, confesso que isso não presenciei. Mas presenciei um pedido de casamento...

Mais uma foto do do Primeiro Pátio do Palácio de Tokpaki...









Estela Egípcia.












Sarcófago do Rei Tabnit da Sidónia. Este sarcófago foi utilizado originalmente pelo General Penephtah do Egipto durante a XXVIª dinastia (600-525 AC). Foi utilizado posteriormente pelo Rei Tabnit.
A Sidónia era uma antiga cidade estado da Fenícia (actual Líbano).





Túmulo de Lícia. A Lícia situa-se nas actuais províncias da Anatólia e Mugla da Turquia.











Sarcófago de Alexandre o Grande do século IV AC. Descoberto perto da necrópole de Sidónia. Acreditava-se que era o sarcófago de Abdalonímos, o rei da Sidónia escolhido por Alexandre. Actualmente pensa-se que é o sarcófago de Mazaeus, nobre Persa e governador da Babilónia.
O sarcófago está adornado com figuras das batalhas de Alexandre o Grande.







Sarcófago de Sidamara do século III DC. Sidamara era uma antiga cidade da Asia Menor (na actual província de Konya na Turquia).







Palavras para quê...









Foto do distrito de Galata, na margem norte do Corno Dourado. O Corno Dourado é nome dado à península onde se situava a antiga Constantinopla.
No meio da foto a Torre de Galata.






A Torre de Galata (originalmente Christea Turris) foi construída em 1348 e era o vértice das fortificações que cercavam a cidadela Genovesa de Galata.
Posteriormente a torre foi ocupada por Janissaries (soldados de elite) Turcos, utilizada como prisão, observatório astronómico, estação de controlo de incêndios e actualmente é uma atracção turística. No topo existe um restaurante.
A Torre tem 66,9 metros de altura.





Praça na base da Torre Galata...









Fotos tiradas a partir da torre de Galata...
No meio a Ponte de Unkapani. No meio ligeiramente descaída para o lado esquerdo a Mesquita de Suleymaniye. Junto ao lado esquerdo podem ver o aqueduto de Valens.






No centro da fotografia podem ver a Ponte de Galata.
Da direita para a esquerda: colada ao lado direito a Torre de Beyazit, junto à Ponte a Mesquita de Yeni, depois a Mesquita do Sultão Ahmet e colada ao lado esquerdo a Basílica de Santa Sofia.






Da direita para a esquerda: Mesquita do Sultão Ahmet, a Basílica de Santa Sofia e o palácio de Tokpaki.








A Ponte de Bosphorus de noite. A ponte foi terminada em 1973 e liga o lado europeu com o asiático. A ponte tem 1510 metros de comprimento, um tabuleiro a 64 metros de altura e umas torres com 105 metros.

Não estou interessada em personificar Elizabeth McGraw, porque