sábado, 8 de dezembro de 2007

Ilha Aegina

O sabádo dia 20 de Outubro foi passado não muito longe de Atenas...com uma visita à ilha Aegina...
Para mim foi a primeira e única visita a uma ilha Grega. Esperemos que no futuro existam outras.

Aegina era o nome da mãe do rei Aeacus, um rei mitológico da ilha. Sem me alongar demasiado na mitologia...Aeacus era filho de Zeus e Aegina e avô de Aquiles. Andavam todos no negócio de família...da realeza divina...
A ilha Aegina fica a cerca de 30km de Atenas. Tem uma area de aproximadamente 87Km2 e a principal produção é os pistachios.

A melhor forma de ir para Aegina é apanhar o metro e sair em Pireaus. Depois apanhar o barco no porto para a ilha.
Aqui uma foto a partir do metro...o estádio do Olympiakos.






Existem duas opções para ir para a ilha Aegina: o ferry-boat (cerca de 1h) e o catamarã (cerca de 30 minutos). Escolhemos o catamarã.






A cidade de Aegina...e o porto principal da ilha.








O monumento que indica o centro da cidade de Aegina.











A varanda mais segura da Grécia...








As ruínas do Templo de Apolo...infelizmente por falta de tempo não fomos lá...
O templo foi construído no século VI AC e tinha uma forma rectangular, com 11 pilares no lado maior e 6 no lado menor. Actualmente apenas existe um pilar.




O Templo de Afaia (Αφαία). Este era o único local de culto dedicado à deusa Afaia. Vritomartis (Afaia), filha de Zeus e Karmi e amiga da deusa Artemis, enquanto fugia de Minoas (que se tinha apaixonado por ela) caiu no mar. Acabou por ficar presa numas redes de pescadores, que a levaram para o barco. Aí um pescador apaixonou-se por ela e mais uma vez caiu à água...e nadou até à ilha, onde devido a uma intervenção divina desapareceu. Afaia provém da palavra afandos que significa desaparecer.

Construído em 480 AC, o templo situa-se num monte com aproximadamente 160m. Daqui conseguem ver o mar para dois lados da ilha.






Infelizmente devido ao mau tempo pouco conseguimos ver...segundo dizem é possível ver a Acropolis de Atenas e o Templo de Poseidon em Sounio...






O Mosteiro de Agios Nektarios foi mandado construído, por volta de 1904-1914, pelo bispo Pentapoleos Nektarios. O nome original do mosteiro era Mosteiro da Santa Trindade.






Nektarios nasceu como Anastasios Kephalas em 1846. Anastasios tornou-se monge aos 30 anos e 3 anos depois diácono e assumiu o nome de Nektarios. Formou-se na universidade de Atenas e serviu como padre no Cairo, onde chegou a bispo.








Em 1920, Nektarios, morreu e foi enterrado no convento da Santa Trindade. Diz-se que tinha a capacidade de ver o futuro.
Em 1961 foi considerado um santo, devido à sua vida humilde, pureza, virtudes e claro os habituais milagres de fim-de-semana...





Uma pequena vista a partir do mosteiro...








E de regresso ao ponto de partida...para apanhar o ferry-boat de volta a Atenas...
E não este não é o ferry-boat...achei que ficava bonita esta foto como final para o post...

Não estou interessada em personificar Elizabeth McGraw, porque