sexta-feira, 23 de maio de 2008

Istambul - dia 3

Aqui está o último dia em Istambul...dia 3 de Novembro de 2007...
A noite do dia 2 para o dia 3 foi atribulada...por distracção apaguei todas as fotos na minha máquina...2 dias de fotos...450 fotos...ia me dando uma coisa má...já estava a imaginar o título: "Carnificina em pousada de juventude em Istambul!" em letras garrafais no jornal da TVI. Afinal uma máquina digital é tão boa arma como qualquer outra!! "Só vi braços e pescoços a saltarem por todo o lado por entre um dilúvio de sangue!" contaria uma das vitimas em estado de choque. O nosso P.M. José Sócrates faria um discurso emocionado na televisão dando os seus pêsames às famílias das vítimas e lembraria que é isto que acontece quando não se votou PS nas últimas eleições.
Felizmente a existência de computadores com acesso à internet permitiu salvar inúmeras vidas...depois de N horas sem dormir e com a ajuda de um programa freeware sacado da internet consegui recuperar as minhas fotos.

Mais uma vez quero agradecer à minha companhia. Desta vez por ter contribuído com as fotos do Palácio de Dolmabahçe. Infelizmente as máquinas só podiam entrar pagando um determinado valor monetário. A minha máquina teve de ficar à porta à minha espera...felizmente a outra máquina conseguiu passar discretamente...


Foto de uma rua na zona histórica de Istambul...











Em 408, durante o reinado do Imperador Teodósio II, iniciou-se a construção das muralhas Teodósias. Estas mantiveram a cidade livre de invasões durante cerca de 800 anos. No ano de 1204 as muralhas cederam pela primeira vez, devido a uma invasão por parte dos Cruzados. Em 1453, apesar da confiança dos Bizantinos na muralha, esta cedeu e permitiu a invasão da cidade pelos Otomanos.



Na foto podem ver a Mesquita de Yeni, a Ponte de Galata e mais ao fundo a Mesquita do Sultão Ahmet.








O Palácio de Dolmabahçe.









A Kiz Kulesi foi mandada construída em 408 AC, pelo General Ateniense Alcibiades, de forma a controlar os movimentos dos barcos Persas. A torre foi reconstruída em 1100 DC e mais tarde pelos Turcos em 1509 e 1673 DC.





Perto da entrada do Palácio de Dolmabahçe encontra-se a Torre do relógio de Dolmabahçe. A Torre foi mandada construir pelo Sultão Otomano Abdul Hamid II (1842-1918). Esta foi construída entre 1890 e 1894 pelo arquitecto Arménio Sarkis Baylan.
A torre tem aproximadamente 30 metros de altura.







O Palácio de Dolmabahçe foi completado em 1856. Este serviu como centro administrativo do Império Otomano entre 1856 e 1877 e entre 1909 e 1922. Este foi mandado construir pelo Sultão Abdulmecid (1839-1961).






A arquitectura do Palácio mistura características Turcas com Europeias. Na sua construção foi gasto o equivalente a cerca 35 toneladas de ouro. Dos quais 14 toneladas foram utilizados para adornar os tectos interiores.
O edifício principal está dividido em 3 partes: a parte administrativa, o hall de cerimónias e os quartos privados do sultão e da sua família.
O Palácio tem 285 quartos, 43 halls, 6 terraços, 6 banhos turcos, cobrindo uma área de 14595m2. Existem também 1427 janelas para o exterior e 25 portas de entrada para o Palácio.





O Palácio está decorado tanto com mobília construída de propósito para o mesmo, como com oferendas de outros países Europeus e Asiáticos. A decorar o chão existem cerca de 142 carpetes e 115 tapetes de oração, cobrindo uma área de 4500m. Algumas destas carpetes são de origem Iraniana.
Existem ainda 280 vasos, 159 relógios, 36 candeeiros de cristal e 581 candelabros de cristal e prata. Neste Palácio encontra-se o maior candeeiro de cristal Boémio do mundo. Este candeeiro tem 750 lâmpadas e 4,5 toneladas.




Existem vários portões, tanto de terra como do mar, que dão acesso do exterior para os jardins do Palácio.
No lado terrestre situam-se os principais portões como o Portão do Tesouro e o Portão Imperial ou Saltanat (na foto). Existem outros portões como o portão Bendegan, da Casa das Aves, Valide e o do Harem.




Para além destes últimos portões, existem ainda 5 outros virados para o mar. O portão maior no meio tem o nome de Imperial do Mar ou Saltanat Yal (na foto).







Uma foto de um dos quartos no Harem. Era nesta parte do Palácio que vivia a família, serventes e claro as concubinas do Sultão...











Para terminar a visita ao Palácio de Dolmabahçe mais um portão...









A construção do Aqueduto de Valens iniciou-se durante o reinado do Imperador Adriano (76-138). A construção do Aqueduto terminou em 368 durante o reinado do Imperador Valens. Este fazia parte de um sistema de aquedutos e canais com cerca de 250Km.

Não estou interessada em personificar Elizabeth McGraw, porque