quinta-feira, 6 de março de 2008

Istambul - Dia 1

Depois de ter terminado o meu estágio, aproximadamente uma semana mais cedo do que o previsto (as 9 semanas e meia foram resultado da minha disponibilidade em relação a datas e de um engano de matemática...), tinha na minha mente uma nova viagem: Creta! Esta viagem seria feita apenas por mim durante a minha última semana. Por uns tempos considerei a hipótese de ir a Istambul, porém como ia sozinho e os custos e tempo perdidos eram maiores a minha escolha foi Creta. No entanto as coisas nunca acontencem como o esperado. Havia mais uma pessoa que queria ir a Istambul. Assim a escolha final foi feita: Istambul!
Quero deixar o momento para agradecer à embaixada Portuguesa em Atenas pela disponibilidade e pela rapidez com que obtive o passaporte e também à minha companhia de viagem pelo seu humor e paciência que sempre teve comigo.

A viagem de Atenas até Istambul foi dura. Um dia de viagem, três comboios diferentes e um autocarro...e tivemos quase a ir parar à Búlgaria...não que nos chateassemos muito na altura...confundimos a primeira classe (para a Búlgaria) com a segunda (para a Turquia) e tivemos a um passo de seremos postos fora do comboio...Mas que saudades da primeira classe!
Chegámos de noite à Turquia. E na estação de comboio estava um taxista à nossa espera para nos levar para o nosso hotel pela módica quantia de 20 euros...como até o dono do hotel era primo dele e tudo...mandámos-o passear! Eu não tenho muita paciência para estas coisas. A minha companhia ainda tentou regatear sem muito sucesso.
E bem poupámos os nossos euros, porque o hotel ficava a duas estações de distância de metro... Na Turquia não há bons negócios para turistas. Apenas percentagens de quanto é que somos roubados...

A Mesquita de do Sultão Ahmet, também conhecida por Mesquita Azul devido aos azuleijos azuis no seu interior, foi terminada em 1616. A sua construção demorou 7 anos.
O sultão Ahmet I decidiu mandar construir a mesquita de forma a agradar a Alá depois da derrota na guerra com a Pérsia.





Uma vista do jardim da Mesquita Azul. A Mesquita Azul foi construída no antigo local dos palácio dos imperadores Bizantinos. Frente à mesquita Azul encontra-se a Basílica de Santa Sofia.







A Basílica de Santa Sofia foi construída entre 532 e 537 DC sob supervisão pessoal do Imperador Justiniano. Esta foi projectada pelos arquitectos Isidoro de Mileto e Antemio de Tralles.
Depois da conquista de Constantinopla pelo Império Otomano, em 1453 DC, o Sultão Mehmed II ordenou a conversão da Basílica para uma mesquita.
Este edíficio serviu como modelo para as restantes mesquitas construídas em Istambul.
Em 1935 a Basílica foi convertida num museu.



A Basílica foi inicialmente decorada com vários mosaicos retratando a Virgem Maria, Jesus, vários Santos ou imperadores e imperatrizes.
Neste imagem aparece a Virgam Maria com o menino Jesus. À sua direita está o Imperador João II Comneno e à esquerda a Imperatriz Irene.




Nesta imagem podem ver uma foto a partir de uma janela da Basílica de Santa Sofia. É possível observar alguns edifícios da zona antiga da cidade e parte da muralha do Palácio de Topkapi.







A Cisterna de Istambul (turco: 'Yerebatan Sarayı') foi construída no século VI durante o reinado do Imperador Justiniano I. A Cisterna é uma câmara interior com 143 por 65 metro e com capacidade para 80000 metros cúbicos de água. Existem 336 colunas de mármore, cada uma com 9 metros de altura.




Duas das colunas têm na base uma cabeça de uma Medusa. A origem destas cabeças é desconhecida. Uma deles está colocada de cabeça para baixo e outra de lado.







A água da Cisterna provinha dos Bosques de Belgrado, a 19 km a norte da cidade, através de aquedutos.
Esta apareceu no filme do James Bond "Da Rússia com Amor".







Esta é a Terceira Fonte do Sultão Ahmet (turco:Sultan Ahmet Çesmesı) e foi construída em 1729.








O Portão da Salutação é a entrada para o Segundo Pátio do Palácio de Topkapi.
O Palácio de Topkapi foi a residência oficial dos sultões Otomanos entre 1465 e 1853. A construção foi iniciada em 1459 pelas ordens do Sultão Mehmed II.
Chegaram a viver cerca de 4000 pessoas no Palácio.




Uma vista do Palácio...
Seguindo sempre em frente vão ter ao Mar Negro.








O Primeiro Pátio do Palácio de Tokpaki e a Igreja de Hagia Irene. A Igreja foi mandada construída no século IV DC pelo Imperador Constantino I.
Após a conquista de Istambul foi convertida numa armaria e durante o reinado do Sultão Ahmet III (1703-1730) num museu de armas.
Hoje em dia serve como local de concertos de música clássica.



O Obelisco de Tutmosis III foi inicialmente erigido no Templo de Karnak em Luxor durante o reinado de Tutmosis III por volta de 1490 AC. Em 390 DC, o Imperador Romano Teodósio o Grande (Flavius Theodosius) comprou-o para adornar o Hipódromo de Constantinopla. Este foi cortado em três partes antes de ser enviado e actualmente apenas a parte superior se mantém intacta.







A Universidade de Istambul tem origens em 1453, depois da conquista de Istambul. Logo a seguir à conquista foi fundada a Medrese (escola teológica). Em 23 de Julho de 1863 foi fundada a Darülfünun (Casa de Múltiplas Ciências). Em 1933 foi reorganizada como İstanbul Üniversitesi (Universidade de Istanbul).

Não estou interessada em personificar Elizabeth McGraw, porque