terça-feira, 11 de novembro de 2008

Barcelona - Um Gáudi(o) para os olhos

Eu sei... é triste começar o meu primeiro post de Barcelona recorrendo a um estilo típico de português de jornal desportivo...mas o que posso dizer...se ainda restava alguma qualidade no blog...
Aproveito desde já o momento para deixar os meus agradecimentos ao meu primo e à namorada, em Barcelona, e à minha ex-flatmate, em Atenas. Quero vos agradecer a vossa disponibilidade e apoio que me deram enquanto estive por aí. E primo...posso levar o teu cão a passear um dia destes? Sabes onde fica o circo mais próximo...? Com leões...?


10 Outubro

Depois da nossa chegada, o início da Tour de Barça foi rápido. Fomos recebidos pelo meu primo e pelo beagle da profundeza dos infernos, o Nicolau...

Na vizinhança da casa do meu primo podem encontrar este edifício...a estadia e refeições são gratuitos...isto se não se importarem com os "criados" de bastão e o cuidado extra ao apanhar o sabonete durante o banho...





A casa Milà ou La Pedrera, construída entre 1906 e 1910, foi projectada pelo arquitecto Antoni Placidi Gaudí í Cornet (1852-1926). A casa foi construída para o casal Pere Milà i Camps e Roser Segimon i Artells.





Gaudí, na construção da casa, contou com a colaboração de Domènec Sugrañes e Josep Canaleta, e ainda do constructor Josep Bayó i Font.










A decoração do interior ficou a cargo de Josep Maria Jujol e dos pintores Lu Pascual, Teresa Lostau, Xavier Nogués e Aleix Clapés.






A construção do edifício sofreu diversos atrasados devido a ter excedido a altura e largura definidas nas leis municipais. Gaudí abandonou a obra em 1909 devido a divergências com Milà.






Em 1927, Roser Segimon ordenou a destruição do interior do piso principal.







A casa Milà é considerada como parte do Património da Humanidade da Unesco "Obras de Antoni Gaudí" desde 1984. Em 1986 a casa foi adquirada pela Caixa Catalunya.








A construção da Esglèsia de les Saleses foi terminada em 1885. Esta foi desenhada pelo arquitecto Joan Martorell i Montells (1833-1906). Tendo sido este um dos mestres de Gaudí.









Vista a partir do parque Guell...








Vista a partir do parque Guell, com a Sagrada Familía no centro da foto.







O parque Guell foi construído entre 1900 e 1914. Este foi desenhado por Gaudí por encomenda do empresário Eusebi Guell.









A zona estava inicialmente desflorestada, pelo que Gaudí mandou plantar nova vegetação.







O objectivo era construir uma urbanização com casas disseminadas pelo jardim, mas o projecto foi um fracasso.
Em 1922 foi inaugurado como parque público.






O parque é considerado desde 1984 como parte do Património da Humanidade da Unesco "Obras de Antoni Gaudí".




Não estou interessada em personificar Elizabeth McGraw, porque