terça-feira, 11 de novembro de 2008

Barcelona - Um Gáudi(o) para os olhos

Eu sei... é triste começar o meu primeiro post de Barcelona recorrendo a um estilo típico de português de jornal desportivo...mas o que posso dizer...se ainda restava alguma qualidade no blog...
Aproveito desde já o momento para deixar os meus agradecimentos ao meu primo e à namorada, em Barcelona, e à minha ex-flatmate, em Atenas. Quero vos agradecer a vossa disponibilidade e apoio que me deram enquanto estive por aí. E primo...posso levar o teu cão a passear um dia destes? Sabes onde fica o circo mais próximo...? Com leões...?


10 Outubro

Depois da nossa chegada, o início da Tour de Barça foi rápido. Fomos recebidos pelo meu primo e pelo beagle da profundeza dos infernos, o Nicolau...

Na vizinhança da casa do meu primo podem encontrar este edifício...a estadia e refeições são gratuitos...isto se não se importarem com os "criados" de bastão e o cuidado extra ao apanhar o sabonete durante o banho...





A casa Milà ou La Pedrera, construída entre 1906 e 1910, foi projectada pelo arquitecto Antoni Placidi Gaudí í Cornet (1852-1926). A casa foi construída para o casal Pere Milà i Camps e Roser Segimon i Artells.





Gaudí, na construção da casa, contou com a colaboração de Domènec Sugrañes e Josep Canaleta, e ainda do constructor Josep Bayó i Font.










A decoração do interior ficou a cargo de Josep Maria Jujol e dos pintores Lu Pascual, Teresa Lostau, Xavier Nogués e Aleix Clapés.






A construção do edifício sofreu diversos atrasados devido a ter excedido a altura e largura definidas nas leis municipais. Gaudí abandonou a obra em 1909 devido a divergências com Milà.






Em 1927, Roser Segimon ordenou a destruição do interior do piso principal.







A casa Milà é considerada como parte do Património da Humanidade da Unesco "Obras de Antoni Gaudí" desde 1984. Em 1986 a casa foi adquirada pela Caixa Catalunya.








A construção da Esglèsia de les Saleses foi terminada em 1885. Esta foi desenhada pelo arquitecto Joan Martorell i Montells (1833-1906). Tendo sido este um dos mestres de Gaudí.









Vista a partir do parque Guell...








Vista a partir do parque Guell, com a Sagrada Familía no centro da foto.







O parque Guell foi construído entre 1900 e 1914. Este foi desenhado por Gaudí por encomenda do empresário Eusebi Guell.









A zona estava inicialmente desflorestada, pelo que Gaudí mandou plantar nova vegetação.







O objectivo era construir uma urbanização com casas disseminadas pelo jardim, mas o projecto foi um fracasso.
Em 1922 foi inaugurado como parque público.






O parque é considerado desde 1984 como parte do Património da Humanidade da Unesco "Obras de Antoni Gaudí".




4 comentários:

Maria disse...

Em Barcelona aconteceu-me uma cena engraçada. Chegamos à Sagrada Família e estava uma bicha brutal. Doiam-me os pés, de modo que decidi entrar por uma porta na parte lateral da catedral, onde pensei que estivessem a celebrar uma missa, só para me sentar um bocadinho. Afinal, não era nenhuma missa. Era um grupo qualquer, que tinha direito a uma visita guiada e a um guia que me pareceu muitíssimo conhecedor. Nessa altura, o meu marido deixou de reclamar e ficamos a ouvir. Pouco depois, o guia abriu outra porta e passamos todos para dentro da Catedral propriamente dita, onde continuava a visita guiada.

Que posso dizer? A verdade é que estámos interessados em continuar a assistir àquela visita VIP. :)

Claro que no final deixámos lá ficar o dinheiro dos bilhetes... Bem, compramos uns livros sobre o Gaudi. ;)

Tremoçonauta disse...

Que sorte. O bilhete não é nada barato...tendo em conta que ainda não está terminada...nem quero pensar quando estiver...

Balakost disse...

Só hoje, por fim consegui ver o teu post...
quem quer viver na casa batló, quando tem a "carcel modelo" à distancia de uma simples mirada desde a varanda como aliás tu tao bem ilustras na primeira foto.
só uma falha... Foto do nicoluau exige-se. triste forma de expressar a tua gratidao para com um canídeo que desde o pricípio fez questao de establecer uma proximidade contigo, e com que chegaste por diversas vezes a partilhar os teus odores mais intimos...

Tremoçonauta disse...

Tenciono pôr no blog a foto do Nicolau. Não o fazer seria como ir a Londres e ignorar a existência do Jack o Estripador...penso que a designação apropriada para o Nicolau seria serial smeller...
Confesso que ele deixou algo muito difícil de remover...pêlos nas minhas roupas...

Não estou interessada em personificar Elizabeth McGraw, porque