segunda-feira, 10 de setembro de 2007

A Acrópole

Sábado 8 de setembro foi um dia cheio de visitas. Nesse dia visitei a Ágora (post anterior), a Acrópole, dei um saltinho aos montes Filapapou e Nimfol, revisitei o Templo de Zeus Olímpio (desta vez bem pertinho) e terminei com uma visita aos meus colegas de estágio em Atenas, na zona de Monastiraki. O dia acabou com um momento especial entre mim e um óleo de coco, para acalmar o meu bronzeado que adquiriu a forma da t-shirt.

O Teatro de Herod Atticus foi construído no ano de 161 DC por Herod Atticus em memória da sua mulher falecida, Aspasia Annia Regilla. Tinha capacidade para 5000 pessoas. Este foi o último grande edíficio a ser construído na Acrópole.





O Parthenon foi construído para substituir o antigo Templo de Atena, destruído pela invasao Persa em 480 AC. Ao longo de mais de 2000 anos o Parthenon nao teve uma existencia fácil e depois de ter sido saqueado, convertido numa igreja e mais tarde numa mesquita e bombardeado, em 1975 finalmente começou a sua reconstruçao.



Construído entre 421 e 407 AC, o Templo de Erechtheion foi dedicado a Atena e Poseidon Erechtheus.







As cariátides. A cariátide era uma figura feminina que servia como coluna ou pilar em edíficios. A origem deste termo é incerta. Segundo o arquitecto romano Vitruvius estas figuras representavam o castigo das mulheres da regiao da Cária, na Anatolia, por terem apoiado os Persas durante as guerras com a Grécia.
Estas colunas sao cópias. As originais encontram-se no museu da Acrópole que neste momento encontra-se fechado.

Vista do Templo de Zeus Olímpio e Porta de Adriano.











Vista do estádio Panathinaiko.








O Teatro de Dionísio, deus do vinho, foi o primeiro teatro de pedra a ser construído e é o berço da tragédia grega. O teatro tinha capacidade para cerca de 17000 pessoas.






Vista do monte Filopapou e no cimo do monte o monumento Filopapou. Atrás do monte pode-se ver a zona do Piraeus e um dos seus portos.






O outro lado do Parthenon. E turistas...muitos turistas...tirar fotos na area da Acrópole, durante o verao, sem apanhar um turista é tao complicado como construir o Parthenon apenas com mao de obra infantil e sem qualquer recurso a chupa chups e a chocolates.





Bunker da segunda guerra. Felizmente a Acrópole nao sentiu os efeitos da segunda guerra...







O outro lado do Templo de Erechtheion.








Uma das portas do templo...











A Acrópole vista do monte Nimfon.








A Acrópole vista a partir do Templo de Zeus Olímpio. E a Porta de Adriano a meio do caminho...

Sem comentários:

Não estou interessada em personificar Elizabeth McGraw, porque