domingo, 21 de outubro de 2007

Sounio

7 Outubro visita ao Templo de Poseidon em Sounio...

E o que há para ver em Sounio? Um templo, uma praia e cerca de tres restaurantes (designaçao correcta taverna) e hotéis... vale a pena? Depende dos vossos gostos...se gostarem de perder algum tempo longe do transito, ver uma paisagem magnífica e com sorte apanharem um daqueles por-do-sol que só se veem em documentários ou filmes talvez desejem perder mais algum tempo assim...mas façam figas para que nao seja um daqueles dias em que as habituais infestaçoes de turistas atingem o local...

Podem ver nesta foto a maioria do que existe em Sounio...
O templo e o facto de que esta área pertence a um dos 10 parques nacionais da Grécia sao as razoes para que exista tao poucas construçoes. E ainda bem.





E aqui está o Templo de Poseidon.
Na antiguidade existia também um templo dedicado a Atena.









Aí a preguiça...








Diz a lenda que foi deste local que Egeus, rei dos atenienses, se suicidou, dando o nome ao mar Egeu. Era neste local que o rei esperava ansiosamente pelo barco do seu filho, Teseu.
Todos os anos os atenienses eram forçados a pagar um tributo, a Minos, de 7 rapazes e 7 raparigas. Estes eram colocados num labirinto, perto do palácio de Knossos, e devorados pelo Minotauro (besta meio homem meio touro).


Teseus voluntariou-se para ir num dos tributos de forma a tentar matar o minotauro.
Teseus combinou com o pai, que se ele conseguisse matar o Minotauro, quando regressasse ele a vela do barco seria branca. Teseus esqueceu-se e regressou no barco com uma vela preta...
Aqui está Rei Egeus a tua vela branca!



Sounio nao era apenas um local de culto, mas também uma localizaçao militar estratégica. Em 413 AC, durante a guerra Peloponesa, os atenienses construiram uma fortificaçao e diversas torres neste local. Os espartanos cortaram as ligaçoes comerciais de Atenas por terra e o único meio de receber mantimentos de grao, proveniente de Euboea, era por mar.



Voltando ao presente...se quiserem esperar pelo por-do-sol, a praia é um dos poucos locais para perder tempo...







O Templo de Poseidon visto a partir da praia...








Infelizmente o nosso por-do-sol foi frouxo devido à quantidade de nuvens...e fiquei a desejar o tal por-do-sol...

Sem comentários:

Não estou interessada em personificar Elizabeth McGraw, porque